Linhas de Pesquisa

O PPGTO da UFSCar tem uma Área de Concentração denominada Processos de Intervenção em Terapia Ocupacional e pretende-se que suas investigações contemplem uma perspectiva epistemológica do campo, bem como aspectos intrínsecos das práticas desenvolvidas pela Terapia Ocupacional. Trata de pesquisas sobre intervenções terapêutico-ocupacionais, da avaliação à intervenção, que se debrucem sobre os processos de inclusão-exclusão social a que estão submetidas as populações para as quais a Terapia Ocupacional direciona suas ações no Brasil, desde a promoção/prevenção até a reabilitação.

Suas Linhas de Pesquisa, por sua vez, contextualizam a produção de conhecimento sobre intervenções em contextos específicos. Na Linha de Pesquisa “Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária”, o enfoque é a promoção da saúde e do desenvolvimento, na Linha de Pesquisa “Redes Sociais e Vulnerabilidades”, o foco está na inserção e participação social de grupos socioeconomicamente desfavorecidos e na Linha de Pesquisa “Cuidado, Emancipação Social e Saúde Mental”, a ênfase está na articulação da terapia ocupacional com a saúde mental. Todas as linhas consideram os níveis individual e coletivo.

Centram-se nessas linhas os estudos relacionados com:

  • o desenvolvimento típico e atípico do ser humano;
  • a análise e a adaptação de atividades do cotidiano para populações com necessidades especiais por incapacidades temporárias ou permanentes;
  • o cuidado de sujeitos e grupos em sofrimento psíquico;
  • o desenvolvimento de novas tecnologias de intervenções terapêutico-ocupacionais que minimizem a dependência e facilitem a autonomia nos diversos contextos da vida cotidiana (em casa, na escola, no trabalho, na vida social);
  • a inclusão de populações em processos de ruptura das redes sociais de suporte;
  • o estudo de políticas públicas direcionadas às populações para as quais se volta a Terapia Ocupacional;
  • os referenciais teórico-metodológicos da Terapia Ocupacional.
  • a produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias de intervenção em Terapia Ocupacional para a abordagem de problemas sociais.

Essas temáticas constituem objetos de investigação em Terapia Ocupacional, socialmente relevantes, que respondem a muitas necessidades da sociedade brasileira.