Bolsas
Processo para Concessão de Bolsas de Mestrado e Doutorado PPGTO/UFSCar - 2025
De acordo com o Regimento Interno do PPGTO, aprovado na 152ª reunião do(a) COPG, o qual se encontra registrado nos autos do Processo SEI nº 23112.039340/2024-44.
Bolsas de Mestrado e Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO/UFSCar) oferece anualmente, quando disponíveis, Bolsas de Mestrado e Doutorado (CAPES/ Demanda Social).
Essa oferta é feita por meio de editais anuais referentes a processos seletivos, dos quais podem participar os alunos regularmente matriculados no Programa e alunos ingressantes aprovados para turmas do mesmo ano do edital. Essa processo fica sob responsabilidade executiva da Comissão de Bolsas do PPGTO, cujo resultado deverá ser homologado pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.
A ordem de classificação nesses editais é válida por 12 meses (março/ano do edital até fevereiro/ ano seguinte ao edital) e direcionará a concessão de bolsas no período.
Comissão de Bolsas – PPGTO/UFSCar
- Profa. Dra. Profa. Dra. Maria Fernanda Barboza Cid – Presidente
- Profa. Dra. Mirela de Oliveira Figueiredo – Representante Docente da Linha de Pesquisa “Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária”
- Profa. Dra. Lilian Magalhães – Representante Docente da Linha de Pesquisa “Redes Sociais e Vulnerabilidades”
- Profa. Dra. Teresinha Cid Constantinidis – Representante Docente da Linha de Pesquisa “Cuidado, Emancipação Social e Saúde Mental”
Representantes Discente Linha de Pesquisa "Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária":
- Titular: Carina Sousa Elias
- Suplente: Roberta Giampá Roiz
Representantes Discente Linha de Pesquisa "Redes Sociais e Vulnerabilidades"
- Titular: Alice Bispo
Representante Discentes Linha de Pesquisa “Cuidado, Emancipação Social e Saúde Mental”
- Titular: Thamy Ricci
Bolsa de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES
No âmbito do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES (Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013), essa bolsa tem como objetivos no PPGTO:
- promover a realização de estudos de alto nível em terapia ocupacional;
- reforçar os grupos de pesquisa nacionais na área de terapia ocupacional;
- fomentar e/ou renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;
- promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio de pesquisa pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa em terapia ocupacional desenvolvidos pelo PPGTO.
Ela tem sido ofertada anualmente (havendo a disponibilização da bolsa pela CAPES ao PPGTO) por meio de editais que orientam o processo seletivo conduzido por comissão própria instituída pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.
Bolsa PDSE/CAPES
Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE)
No âmbito do PPGTO/UFSCar, essa bolsa visa apoiar a formação de doutorandos por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas na área de terapia ocupacional.
Ela tem sido ofertada anualmente (havendo a disponibilização de cotas de bolsas pela CAPES ao PPGTO/UFSCar) por meio de editais que orientam o processo seletivo conduzido por comissão própria instituída pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.